Veja o que ela nos respondeu: Daqui a 10 anos, os alunos de mecatrônica formados hoje terão uma rotina bem diferente da de profissionais de outras áreas mais tradicionais. Enquanto muitos ainda estarão presos a […]
Veja o que ela nos respondeu:
Daqui a 10 anos, os alunos de mecatrônica formados hoje terão uma rotina bem diferente da de profissionais de outras áreas mais tradicionais. Enquanto muitos ainda estarão presos a rotinas administrativas ou atividades repetitivas, os mecatrônicos estarão imersos em ambientes altamente tecnológicos, lidando com sistemas automatizados, robôs colaborativos e inteligência artificial aplicada à indústria.
Diferente de áreas que podem sofrer com a substituição por tecnologias, esses profissionais serão justamente os responsáveis por criá-las, mantê-las e aprimorá-las. Enquanto alguns profissionais precisarão de constante adaptação para não se tornarem obsoletos, os mecatrônicos estarão na vanguarda, ditando tendências e liderando projetos de inovação.
Seu trabalho será mais dinâmico, com grande possibilidade de atuação internacional, home office e flexibilidade de horários — contrastando com rotinas mais engessadas de outras áreas. Além disso, por dominarem tanto a parte técnica quanto a digital, terão salários mais atrativos e maior segurança no mercado de trabalho. A formação em mecatrônica os colocará não apenas como parte do futuro, mas como os criadores dele.