Seja bem-vindo à página do ESTÁGIO da Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho.
A regulamentação do Estágio Supervisionado tem por finalidade estabelecer os critérios de realização e validação do Estágio Curricular Supervisionado dos alunos, bem como suas rotinas, seu processo de acompanhamento e avaliação.
De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, estágio é o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio é uma situação real de trabalho, desenvolvida sob a supervisão de responsáveis, tanto por parte da empresa concedente quanto por parte da Fatec Sertãozinho.
Além de ser um requisito obrigatório para a conclusão do Curso de Graduação, o estágio se constitui em instrumento de integração, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Também é peça importante para a qualificação profissional do aluno, pois durante sua realização ele aplicará seus conhecimentos e, consequentemente adquirirá experiências práticas, o que certamente enriquecerá e sedimentará o aproveitamento do conteúdo teórico que lhe foi oferecido durante o curso.
O programa de estágio é, neste sentido, uma busca pela complementação do ensino e da aprendizagem em conformidade com o conteúdo das disciplinas. Também procura capacitar o aluno na identificação de problemas e na proposição fundamentada de soluções dentro do contexto organizacional empresarial, a partir de uma perspectiva teórico-metodológica-científica.
Visando facilitar e agilizar a operacionalização dos trâmites legais relativos ao estágio obrigatório e não obrigatório, apresentamos a seguir a documentação necessária para que o procedimento de Estágio se inicie regularmente.
IMPORTANTE:
Segundo a Lei do Estágio, Lei 11.788/08 o aluno estagiário nunca poderá realizar mais do que 06 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais de estágio. Vale observar que não pode ocorrer conflito de horário de estágio com o horário das atividades acadêmicas.
A partir da publicação da Portaria CEETEPS-GDS 3326, de 26.07.2022, o TERMO DE CONVÊNIO (extinto Anexo I) deixou de ser obrigatório para a realização do estágio.
ANTES DE INICIAR O ESTÁGIO: DOCUMENTOS
Se você for realizar o estágio curricular obrigatório (exceto os casos de convalidação de estágio), deverá providenciar a seguinte documentação, cujos modelos encontram-se sob a forma de anexos, disponíveis para consulta e download:
Três cópias do Termo de Compromisso de Estágio (TCE – Anexo 2)
Três cópias do Plano de Atividades de Estágio (PAE – Anexo 3)
Três cópias da Ficha de Início de Estágio (Anexo 4)
Uma cópia da Apólice do seguro (devidamente autenticada). ATENÇÃO: Não será aceita a proposta de seguro, mas somente a APÓLICE assinada, com a devida autenticação bancária.
Sem a apresentação dos documentos acima descritos, não há a possibilidade de adesão ao procedimento regular do estágio. Caso você tenha alguma documentação pendente, providencie a entrega dos documentos faltantes junto à Sala de Pesquisa e Extensão, com a maior brevidade possível.
ATENÇÃO: Em hipótese alguma os documentos serão entregues diretamente ao professor, devendo ser protocolados na COORDENAÇÃO DE CURSOS, com a estagiário(a) para devido registro em livro próprio e trâmite administrativo interno.
DURANTE E APÓS A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO: DOCUMENTOS
Você deverá apresentar os seguintes documentos para análise e eventual conclusão de seu estágio:
6. 1º Relatório – Relatório Parcial (ao final das primeiras 120 horas – Anexo 5) – deve incluir a descrição pormenorizada das atividades realizadas nas primeiras 120 horas já realizadas.
7. Ficha de Avaliação de desempenho do estagiário (Anexo 7) devidamente preenchida pela Empresa;
8. Declaração de horas estagiadas (Anexo 9)- documento preenchido pela Empresa, onde deverá constar o PERÍODO em que foi realizado o Estágio (data inicial e data final), bem como a QUANTIDADE TOTAL DAS HORAS ESTAGIADAS (01 via). ATENÇÃO: Nesta declaração deverá constar, obrigatoriamente o CARIMBO DA EMPRESA, com o CNPJ e a razão social da mesma.
9. 2º Relatório – Relatório Final (ao final das horas totais – Anexo 6). O Relatório final: deve incluir a descrição pormenorizada das atividades apresentadas no relatório anterior (parcial) e as atividades relativas às horas finais (ou mais, se houver), contemplando, portanto, as horas mínimas obrigatórias.
Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial – 240 horas
Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial – 240 horas
Curso de Tecnologia em Mecânica – 240 horas
Curso de Tecnologia em Mecatrônica – 240 horas
Curso de Tecnologia em Produção Industrial – 240 horas
CONVALIDAÇÃO DE ESTÁGIO: DOCUMENTOS
“CONVALIDAÇÃO DE ESTÁGIO”, também chamada de “APROVEITAMENTO DE ESTÁGIO” ou “EQUIVALÊNCIA DE ESTÁGIO” é a hipótese na qual o aluno exerce emprego com registro em Carteira Profissional ou trabalho autônomo ou ainda de prestação de serviços devidamente regularizado junto aos órgãos competentes, desenvolvendo atividades compatíveis com o Curso .
Se você se enquadra nessa situação, para proceder à convalidar de estágio, você precisará providenciar:
Cópias autenticadas da sua Carteira de Trabalho:
Página onde consta a identificação – foto do empregado (frente e verso);
Página onde consta o contrato de trabalho (função, remuneração, etc);
Todas as eventuais alterações no registro funcional (promoções, mudança de função, etc);
Cópia da Ficha de Registro do Empregado (localizada no Livro de Registro de Empregados). Essa é uma cópia simples, não havendo necessidade de ser autenticada.
Declaração da empresa especificando as atividades desenvolvidas (Anexo 10) pelo aluno, constando o período em que foram desempenhadas as atividades a serem convalidas em estágio. Este documento deve apresentar-se em papel timbrado da empresa, com firma reconhecida do funcionário que firmou a declaração (reconhecimento de firma obrigatório) e carimbo da empresa no qual conste o CNPJ e a razão social da mesma.
Solicitação de processo de equivalência (Anexo 8) – 01 via.
Relatório Final de Estágio (Anexo 6) – descrição pormenorizada de todas as atividades realizadas no período computado para estágio, descrevendo ações, atividades desenvolvidas (bem como sua importância e pertinência), metodologias, procedimentos e outras informações relevantes.
PRAZOS MÁXIMOS PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS a) RELATÓRIOS PARCIAIS: data em processamento…
b) RELATÓRIOS E DOCUMENTOS FINAIS: data em processamento…
PRAZOS MÁXIMOS PARA DEVOLUTIVA DOS ORIENTADORES DE ESTÁGIO: 10 dias úteis da data do protocolo de entrada
Horários de atendimentos para o primeiro semestre de 2025 em definição – encaminhar email.